sábado, 18 de abril de 2009

Escola: Novas mídias e escrita

A interação que oferecem os equipamentos modernos que fazem parte dos novos tempos é um convite aos professores repensarem suas práticas pois permite uma revisão dos métodos tradicionais de ensino. Ao invés de ficarem confinados numa sala, os aparelhos de computador devem ser incorporados ao Projeto Pedagógico da escola.

Mesmo com propósitos apenas recreativos, de lazer, em geral os jovens e até mesmo as crianças sabem aproveitar por conta própria as oportunidades oferecidas pelo mundo digital, o que constrange alguns professores.

Aliar-se aos novos tempos em questão e às suas tecnologias é o melhor caminho para dar sentido ao uso das mesmas e produzir conhecimento baseado em diversas possibilidades. Com relação as produções dos alunos, percebe-se que existe , nos mesmos, a influência de um novo estilo de linguagem característica do hipertexto notadamente o e-mail que se mostra como texto aberto, livre, pois misturam gêneros que demonstram relação de proximidade entre uma carta pessoal e o e-mail; chat e a conversa espontânea, e usam cada gênero desses de uma forma específica.

Vale ressaltar, que a nova geração de alunos costuma apresentar desinteresse pela escrita além de dificuldades em utilizar a norma padrão embora muitos tenham acesso às novas tecnologias. Como usuários da nova mídia encontram na mesma o espaço ideal para exercitar aquilo que mais gostam de fazer: transgredir, porque partem da certeza que não há sanções ao expressarem suas opiniões.

A escrita tradicional não é tão explícita e provocativa como o texto digital que sob a ótica do domínio linguístico libera o usuário do vínculo com as regras gramaticais.

Na rede, escrever ficou mais prático, pois lidam agora não só com os gráficos da escrita ditada pelas normas gramaticais mas as reconfigura atribuindo-lhes significado tal como acontece com barras, figuras, emoticons, por serem ícones que permitem a expressão de sentimentos ou emoções tais como alegria, chateação, surpresa.

O importante, é mostrar ao aluno usuário dessa nova modalidade escrita que a Internet é um espaço democrático onde se pode empregar a escrita e a língua de modo mais livre e adequado ao gênero que se pretende utilizar. É importante ressaltar que aquele que escreve supõe um leitor para seu texto já que a escrita demanda uma relação entre sujeitos com suas experiência e visão de mundo. Em sua prática constante o escritor é desafiado e necessita perceber além das idéias as regras próprias de cada gênero do texto que lhe for devidamente proposto.

Cabe ao professor, portanto, ser hábil em lidar com as diferenças, possibilitando a transformação e a inovação para um desenvolvimento pleno das habilidades de ler e escrever por que a escola não é mais um espaço onde um acervo de conhecimento é passado de geração para geração, mas um lugar onde as relações humanas se moldam e onde o indivíduo vai capacitar-se, buscar informações e mobilizar o que aprendeu em situações reais.

Por Jeanne Mello.

12 comentários:

  1. Oi Jeanne,
    Parabéns pela criação do blog.
    Muito apropriado seu texto. Durante a leitura lembrei da atividade que uma colega de português realizou com uma de suas turmas. Ela pediu para os alunos escrevessem no word aspectos que achavam importante de um vídeo que fora exibido anteriormente. Coisa pouca, três ou cinco linhas. A orientação foi fazer as correções no texto só ao final da digitação. Lembro que ela trabalhou coerência e coesão, e também ortografia com o auxilio do dicionário convencional e o do dicionário do Word. Segundo ela a experiência foi muito boa.

    Abraço!

    Salvandir Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida Jeanne.
    Seu texto é simplesmente o reflexo de sua competência e compromisso para com o magistério. Concordo que os avanços tecnológicos devem ser vistos como aliados em nossa prática pedagógica, pois eles abrem um leque para as possibilidades de pesquisas e interação social. Devemos levar em consideração que a língua é vista como prática social e o ato de ler é um exercício circular. Assim, abraço seu pensamento de que não há um espaço mais estimulante, democrático e de maior praticidade que a Internet. Um grande abraço, Mabel.

    ResponderExcluir
  3. Oi mãe!

    Como futuro especialista em gestão da tecnologia, a idéia do seu blog é maravilhosa. Afinal de contas, a facilidade que a tecnologia traz para facilitar o aprendizado (seja em seu caráter docente ou estudante) só tem aumentado.
    Essa é a tendência.

    Parabéns e não deixe a idéia passar, continue alimentando sempre seu blog com posts substanciais como este.

    Beijos, amo você!

    Marcio Mello.

    ResponderExcluir
  4. Olá amiga,seu texto é sensacional, muito pertinente para o momento, muito embora ainda existam professores resistentes ao uso dessas novas tecnologias como ferramentas de apoio ao processo de ensino aprendizagem.
    E como sugestão indicaria uma visita ao site do educarede, e participar do forum - lá você pode participar lendo e escrevendo sobre a internet, a mídia, letramento, planejamento na escola, enfim, de vários temas, acho que esse texto deveria ser postado lá também.

    ResponderExcluir
  5. Olá, amada de Deus e amiga. O que posso dizer? Bem, vou tentar. É indiscutível a propriedade do você escreveu, pois, a tecnologia da informação veio para agregar novos valores à nossa profissão mas, no entanto, muitos colegas não a veem por esse prisma. Sem sombra de dúvida, suas colocações são apropriadas e refletem uma realidade ainda não compreendida por muitos mestres. Fico feliz por saber que suas competências estão a pleno vapor e contribuindo para que muitos desejosos de novos saberes possam chegar aonde desejam. Suas palavras só completam o que a alma dos inteligentes querem ouvir e absorver. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga e companheira de muitas jornadas. Nossa missão é árdua, mas gratificante, principalmente quando vemos alguém, assim como você escrever sobre um assunto tão polêmico e tão instigante que é a utilização, ou a falta de utilização dos recursos tecnológicos na educação de forma correta. Sabemos que o maior entrave é a falta de conhecimento por parte de alguns docentes, não só no lidar com equipamentos, mas também com os alunos (tecno-boys e tecno-girls) que estão avançando cada vez mais no manuseio destes equipamentos.Nossa missão é, portanto,a maior arma, somar a isso tudo o nosso conhecimento, assim como você o faz comtanta propriedade. Não é à toa que você é carimbada!!!! Vá em frente! Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Amiga, Jeanne

    Esqueci-me de assinar o comentário acima, mas acho que você entenderia que havia sido escrito por mim: Inez Falcão sua eterna companheira de lutas e ideais. Grande Beijo!!

    ResponderExcluir
  8. Jeanne

    Quero antes de tudo, Parabéns pela iniciativa de escolher um tema tão importante e atual, e de produzir um texto com tamanha competência.

    Porém, gostaria da dividir contigo algumas inquietações?

    Como motivar professores abraçar esta causa?
    Como "capacitá-los" para vivenciar esta realidade?
    Como fazer com que o mundo real chegue à escola?

    Não sou louco de te pedir as fórmulas mágicas, mas sugiro estas problemáticas para seus próximos artigos. Alás, tenho que me aproveitar de tanto saber.

    Abraço Fraterno, Tiago Valle

    ResponderExcluir
  9. Jeanne

    Quero antes de tudo, Parabenizá-la pela iniciativa de escolher um tema tão importante e atual, e de produzir um texto com tamanha competência.

    Porém, gostaria da dividir contigo algumas inquietações:

    Como motivar professores abraçar esta causa?
    Como "capacitá-los" para vivenciar esta realidade?
    Como fazer com que o mundo real chegue à escola?

    Não sou louco de te pedir as fórmulas mágicas, mas sugiro estas problemáticas para seus próximos artigos. Aliás, tenho que me aproveitar de tanto saber.

    Abraço Fraterno, Tiago Valle

    ResponderExcluir
  10. Jeanne

    Quando Teremos novas publicações?

    Abraço, Tiago

    ResponderExcluir
  11. Jeanne,
    Parabéns duplamente!
    1. Fantástico seu texto,escrito com muita coerência.
    2. Muito pertinente sua idéia de ter um blog para dividir sua sabedoria e competência como educadora, motivando assim outros educadores a seguir seu exemplo.
    Sou sua fã de longos anos...
    Quero mais!!
    um forte abraço.
    Manuela Góes

    ResponderExcluir
  12. Jeanne,
    Visitei o seu blog e achei muito pertinente para o contexto atual tratar das questões que envolvem o uso da escrita com relação às novas mídias. A presença das novas mídias abriram espaço não só para o trabalho com dezenas de novos gêneros, mas também para que o estudante seja um hábil direcionador de sua própria aprendizagem.

    ResponderExcluir